Detran-SP autua 31 motoristas por recusa ao bafômetro em Taboão da Serra

Durante uma operação realizada na quinta-feira (8), em Taboão da Serra, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), com apoio das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, abordou 1.220 veículos na avenida Aprígio Bezerra da Silva com a Rua Manoel M. Fernandes. Na ação, 31 motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro e foram autuados. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto dirigir sob efeito de álcool quanto recusar-se a realizar o teste do etilômetro são infrações gravíssimas, sujeitas a multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a multa dobra para R$ 5.869,40. 

Casos em que o teste do etilômetro aponta índice a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido são considerados crimes de trânsito. Nessas situações, além das penalidades administrativas, o motorista pode ser conduzido ao distrito policial e, se condenado, cumprir pena de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca. 

As fiscalizações fazem parte da campanha “Maio Amarelo”, que busca reduzir acidentes de trânsito. Neste ano, o Detran-SP planeja aumentar em 42% o número de operações, passando de 68 para 97 em todo o estado, com a meta de fiscalizar até 70.000 motoristas durante o mês.  

Camila Joseph

Comentários